É mudança de estilo de vida!
Se você quer, de fato, se prevenir das doenças cancerígenas, precisa ter consciência que só você pode fazer mudanças necessárias na sua forma de viver, na sua alimentação, realizar atividade física, reduzir a exposição a estresse, entre os fatores controláveis.
A boa influência de hábitos saudáveis de vida pode impactar diretamente na prevenção do câncer. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que 25% dos casos de câncer no Brasil são os de mamas, e muitos deles poderiam ser evitados com simples hábitos saudáveis no dia-a-dia.
O ambiente que você vive pode ser um fator que desencadeia reações no organismo que podem provocar crescimento desordenado e múltiplo, gerando alterações nas células. Evite ambientes com fumaça, poluição ambiental, sonora, exposição a metais pesados, entre inúmeros fatores.
1. Alimentação saudável – Redução consumo carne vermelha. Incluir consumo diário de brócolis, cenoura e frutas vermelhas. Eles possuem nutrientes anticancerígenos e fitoquímico sulforafano, capazes de destruir e retardar o crescimento de células malignas no organismo. Minimizar uso de alimentos com agrotóxicos. Manter o peso corporal sob controle e evitar a obesidade!
2. Atividade física – a prática regular de esportes reduz as chances de desenvolver câncer de mama, além de melhorar as chances de sobrevida após o diagnóstico da doença. Faça Yoga, meditação, aprender a respirar conscientemente!
3. Emoções – Tratar seus traumas, medos, raiva, tristeza, ansiedade, depressão, desesperança. Suas emoções afetam diretamente tua saúde. Expresse seus sentimentos. Visualize situações positivas. Melhore sua autoestima. Redução dos níveis de cortisol no organismo, por longo prazo. Procure ajuda!
Pesquisam identificam que perdas de alguém querido, hospitalização, doença, desemprego e outras situações estressantes podem desestabilizar e provocar as alterações celulares.
4. Evite cigarro e bebida alcoólica – o tabaco e o consumo frequente de álcool estão diretamente associados ao aumento do risco de desenvolvimento de células cancerosas, não apenas do câncer de mama.
Faça sempre:
4. Autoexame –O autoexame aumenta expressivamente a possibilidade de descoberta precoce da doença. Toque os seus seios e, se perceber algum nódulo ou dores incomuns, procure o seu médico.
Busque ajuda:
5. Visite seu médico periodicamente – Realizar check-up anualmente ainda é a melhor forma de obter um diagnóstico precoce, aumentando expressivamente a chance de cura da doença. Faça os exames de investigação diagnóstica como a mamografia e ultrassonografia.
Garanta seu direito!
– Lei 12732/12 dos 60 dias. Prazo máximo para início do tratamento a partir do laudo patológico. Caso seja identificado algum tumor, vale lembrar que, quanto mais cedo as doenças forem diagnosticadas, muito maior é a probabilidade de cura.
Prevenção também vale para os homens
Segundo o INCA, 1% dos casos de câncer de mama é diagnostica em homens. Ainda assim, também é importante que eles fiquem atentos a sinais diferentes no corpo. Os sintomas, cuidados e tratamentos são os mesmos para homens e mulheres.
A manifestação de tumores pode ocorrer de várias formas:
• Vermelhidão e pele endurecida;
• Áreas estufadas (abaulamento) e covinha (retração);
• Feridas que não cicatrizam e coceiras que não melhoram;
• Saída de líquido do bico do peito (sem apertar) de cor vermelha ou transparente como a água
• Caroço ou local endurecido
Manter um estilo de vida equilibrado, distante do estresse, manter a mente e o corpo ativo e saudável é a receita para evitar o câncer.

Comentários